quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A Possessão do Mal

Após a morte da esposa, Michael King (Shane Johnson), que sempre foi ateu, decide filmar um documentário desmascarando as crenças e religiões. Para ele tudo não passaria de uma picaretagem, um charlatanismo para pegar o dinheiro de pessoas inocentes. Ele fica particularmente revoltado com essa questão após presenciar por anos e anos a crença de sua esposa em relação a uma cartomante que dizia saber seu futuro. Ela teria dito para sua mulher que teria vida longa e uma carreira muito bem sucedida, mas poucos dias após ler isso nas cartas um acidente fatal a teria matado. Para Michael isso seria apenas uma das provas da tolice que giraria em torno desse tipo de fé religiosa. Assim, recuperado do luto, ele começa seu documentário. Inicialmente compra objetos usados em magia negra na internet como velas pretas, mesas de invocação e um livreto com tudo o que deve dizer nesses rituais.

Após entrevistar um padre que lhe alerta para não mexer com esse tipo de coisa, Michael segue em frente, registrando tudo com sua câmera. Apesar do ceticismo tudo começa a virar de pernas para o ar e Michael começa a sentir-se diferente, agindo de maneira não muito racional. Estaria ele possuído por entidades do mal, justamente aquelas que até então tentava provar que não existiriam? "The Possession of Michael King" é mais um mockumentary (falso documentário) que investe suas fichas no tema possessão demoníaca. O curioso desse roteiro é que ele coloca um ateu como personagem principal, um sujeito que não acredita em absolutamente nada, nem em Deus, nem em vida espiritual, em nada. Diante da perda da esposa querida e não tendo nada para se agarrar ele parte em uma jornada um tanto obsessiva para tentar provar que ele está certo - todas as religiões seriam bobagens, lendas e mitologias. Acaba se dando mal no caminho. Um bom filme, nada demais, porém com uma boa dose de sustos extra. Os efeitos especiais são bem realizados e a trama em si, embora básica, mantém o interesse. Dessa leva de filmes recentes sobre possessão é certamente um dos mais interessantes.

A Possessão do Mal (The Possession of Michael King, EUA, 2014) Direção: David Jung / Roteiro: David Jung / Elenco: Shane Johnson, Ella Anderson, Cara Pifko / Sinopse: Após perder a esposa em um acidente de carro, Michael King (Johnson), um ateu convicto, resolve filmar um documentário provando a inexistência de uma vida espiritual. Sua tese é que religiões em si são meras bobagens. Para isso ele invoca o demônio em uma missa de magia negra para provar que nada existe, só que acaba se dando mal ao mexer com forças que realmente desconhece completamente.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário