terça-feira, 3 de maio de 2016

A 5ª Onda

A vida de uma garota normal, Cassie Sullivan (Chloë Grace Moretz), que ainda está no ensino médio, muda para sempre quando uma nave alienígena surge nos céus dos Estados Unidos. Os aliens são criaturas parasitas que precisam dos seres humanos para servirem como hospedeiros. Em pouco tempo a humanidade entra em pânico pois os alienígenas estão se apoderando das pessoas sem que ninguém consiga saber ao certo quem é um ser humano e quem é um alien. Esse novo filme "A 5ª Onda" sofre de uma falta de originalidade de dar pena. A própria base do roteiro é uma coisa antiga que já vimos desde o clássico "Vampiros de Almas" que inclusive comentei recentemente aqui no blog. Junte isso com fórmulas batidas como colocar adolescentes e crianças como guerreiros e soldados (alguém ai lembrou de "Jogos Vorazes"?) e você entenderá como não existe praticamente nenhuma ideia realmente original nesse roteiro.

Para piorar a protagonista interpretada por Chloë Grace Moretz não convence. Ela passa praticamente todo o filme correndo pra lá e pra cá com um ursinho de pelúcia de seu irmão dentro de uma bolsa colegial em suas costas. Quando é preciso usa armas de grosso calibre para matar as ameaças. Enquanto o mundo é invadido ela ainda arranjar tempo para se apaixonar (?) por um jovem híbrido, metade homem e metade alien (cujas origens o roteiro nem se preocupa em explicar direito). O design dos invasores espaciais lembra demais também a franquia Aliens, pois são seres que entram na cabeça de suas vítimas para sugar seus cérebros! Sinceramente, nem um pingo de ideias novas! Por fim para soterrar qualquer pretensão de assistir um bom filme Sci-Fi há ainda poucos efeitos especiais, todos pontuais e discretos. Provavelmente faltou orçamento para investir mais nisso. Em suma, uma grande perda de tempo. Melhor rever clássicos como "Guerra dos Mundos" ou até mesmo "Vampiros das Almas" que pelo menos eram originais e criativos. Esse aqui é apenas uma cópia sem qualquer novidade.

A 5ª Onda (The 5th Wave, EUA, 2016) Direção: J Blakeson / Roteiro: Susannah Grant, Akiva Goldsman / Elenco: Chloë Grace Moretz, Matthew Zuk, Gabriela Lopez / Sinopse: Cassie Sullivan (Chloë Grace Moretz) é uma jovem colegial precisa sobreviver enquanto o planeta Terra é alvo de uma invasão de aliens parasitas. Ela precisa encontrar seu jovem irmão que desapareceu logo nos primeiros dias da chegada dos alienígenas.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Grande Pablo! É exatamente isso, sempre mais do mesmo, e pior.

    Você percebe que americano é meio débil mental? Tudo pra eles é tiroteio: filme de zumbi, tiroteio; qualquer filme de aventura, tiroteio; filme de LEGO! tiroteio; até filme, ou serie romântica se não tiver uns tiros não está bom; etc. Não é atoa que já por diversas vezes alguém pegou armas automáticas e disparou contra pessoas em escolas, escritórios, etc.
    Se a vida só tem graça matando os outros a tiros, o cabeça fraca só terá um desejo, ou seja...tiroteio.

    ResponderExcluir
  3. Os americanos são obcecados por armas de fogo. Fato.

    A proliferação de armas de fogo dentro da sociedade americana é o fator primordial para os massacres que vemos todas as semanas. Fato 2.

    E eles não parecem dispostos a mudar isso. Fato 3.

    ResponderExcluir